quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Mural de Mosaico por Di Cavalcanti






"O 1º mural modernista em vidrotil, construí­do em praça pública no Brasil, foi restaurado em Juiz de Fora. Um belo mosaico abstrato em pastilhas e cerâmica, inspirado em um desenho de um dos mais populares artistas modernistas do paí­s: Di Cavalcanti. Projetado em 1949 pelo arquiteto Arthur Arcuri com desenho de Di Cavalcanti (1897-1976), o marco do centenário da cidade mineira, inaugurado em 1951, foi totalmente restaurado.
Foi o escritório de Aucuri que indicou Di Cavalcanti para a elaboração do mural. Na época, o artista desenvolvia outro projeto de grandes dimensões, o mural de fachada do prédio onde hoje funciona o Teatro Cultura Artística, no centro de São Paulo.
O jornalista Jorge Sanglard, repórter na Tribuna de Minas, deflagrou o movimento pela recuperação do marco. Denunciou seu abandono conseguindo sensibilizar autoridades e a população. E com o arquiteto Arthur Arcuri encontrou em seus arquivos, o desenho original de Di Cavalcanti.
Iniciou-se a restauração que duraria um ano e quatro meses. O arquiteto Massimiliano Fontana e a restauradora Marta Fontana foram os responsáveis técnicos pelo trabalho de recuperação do mosaico em vidrotil e do monumento em pastilhas de cerâmica.
Localizar pastilhas idênticas às utilizadas há quase 50 anos, exigiu um árduo trabalho. As novas, foram doadas pela mesma fábrica das originais, a Indústria Vidrotil, em São Paulo. Em antigos estoques buscaram peças idênticas às que faltavam no mural. Já a cerâmica veio de dois outros lugares: as azúis foram doadas pela Associação das Damas Protetoras da Infância de Juiz de Fora, que cedeu parte das pastilhas azuis de uma parede da mesma época do monumento; as brancas vieram de um condomínio de um prédio em Belo Horizonte que estava trocando as peças brancas de sua fachada, doando assim o material para o restauro da base do mural de Arcuri. Assim foi possí­vel usar pastilhas da mesma tonalidade e do mesmo perí­odo da construção. A reinauguração do monumento que fica na Praça da República, bairro Poço Rico, aconteceu no dia 1º de julho de 1999. "

Um comentário:

  1. Olá, Marcello,
    Agradeço a referência ao meu blog.
    Parabéns por seu trabalho.
    Felicidades!
    Véra Oliveira

    ResponderExcluir